Blog da (re)energisa

Bandeira vermelha: entenda o impacto na conta de luz e como economizar

Descubra o que é a bandeira vermelha, por que ela é acionada e como isso impacta conta de energia elétrica

Publicada em:

 Categoria:

 Consumo

 Região: 

Região: 

Brasil

Você já recebeu a conta de energia e viu ali uma marcação de bandeira vermelha? De forma bem prática, esse código faz parte de um sistema de sinalização, criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que serve para informar aos consumidores sobre o custo de geração de energia. 

Mas e para você ou para o seu negócio: o que a bandeira vermelha significa na prática? Como essa mudança afeta o seu bolso e o que fazer para evitar surpresas?

E é para te explicar tudo sobre esse tema que estamos aqui. Hoje vamos explicar:

  • O que é a bandeira vermelha;
  • Motivos que levam ao acionamento dessa tarifa;
  • Diferença entre as bandeiras
  • Dicas sobre como economizar. 

Também vamos mostrar como a (re)energisa oferece soluções de energia limpa e renovável para ajudar você a pagar menos e consumir de forma mais consciente. Confira a seguir!

O que é bandeira vermelha na conta de luz?

A bandeira vermelha é um dos três tipos de bandeiras tarifárias (verde, amarela e vermelha) que indicam o custo da geração de energia elétrica.

Basicamente, quando ela está em vigor, significa que as condições de geração estão desfavoráveis. Isso pode acontecer, normalmente, por causa de fatores climáticos, como baixos níveis de água nos reservatórios de hidrelétricas, o que obriga o uso de usinas termelétricas, mais caras e poluentes, para que as empresas deem conta do fornecimento de energia.

Em outras palavras: bandeira vermelha quer dizer que a produção de energia elétrica está mais cara, e isso impacta diretamente na conta de luz. 

Como funciona o adicional da bandeira vermelha?

Durante os períodos de bandeira vermelha, a Aneel autoriza a cobrança de um valor extra por cada 100 kWh consumidos. Esse adicional é fixado de acordo com o patamar em vigor.

Qual é a diferença entre bandeira vermelha Patamar 1 e Patamar 2?

Quando a bandeira vermelha está em vigor, há um acréscimo no valor da conta de luz. Conforme dados da Aneel sobre as bandeiras tarifárias, os valores adicionados são:

Patamar 1

Cobrança extra menor, mas ainda representando um custo adicional relevante. Ao todo, adiciona R$ 0,04463 por quilowatt-hora (kWh) consumido.

Patamar 2

Cobrança extra mais alta, aplicada em cenários críticos de geração, geralmente quando a dependência das termelétricas é maior. O acréscimo é de R$ 0,07877 por kWh.

Impactos da bandeira vermelha na conta de luz

O aumento do preço da energia elétrica traz muitas consequências para a população. Entre todas elas, é possível mencionar:

  • Aumento da conta proporcional ao consumo. Afinal, quanto mais você consome, maior será o valor adicional.
  • Incentivo à economia de energia, já que o gasto se torna mais perceptível.
  • Reflexo no orçamento doméstico e empresarial, exigindo ajustes para evitar desperdícios e corte de gastos para não comprometer a renda.

Como calcular consumo de energia em kWh/mês?

Saber calcular o próprio consumo ajuda a ter mais controle sobre os gastos. E o cálculo é simples: Basta multiplicar a potência (em watts) do aparelho pelo número de horas de uso diário e depois dividir por 1.000 para converter para kWh.

Somando o resultado de todos os equipamentos, você chega ao consumo mensal.

Exemplo: um ar-condicionado de 1.000 W usado 8 horas por dia durante 30 dias consome 240 kWh/mês. Isso porque multiplicamos a potência do ar condicionado com a quantidade de horas mensais (8 x 30 = 240), que dá um total de 24000. Dividido por 1000, temos os 240 kWh/mês. Vale frisar que, durante a bandeira vermelha, esse valor terá o adicional calculado pela Aneel, dependendo do patamar em vigor.

Por que a bandeira vermelha foi criada?

A ideia das bandeiras tarifárias é trazer transparência e previsibilidade ao consumidor. Assim, é possível se preparar para períodos de tarifa mais alta, evitando o susto no momento de receber a fatura. Se quiser um auxílio no entendimento da sua conta, é só conferir esse texto de apoio desvendando as tarifas da sua conta de luz.

Também vale frisar que o uso da bandeira vermelha é uma forma do sistema incentivar o uso consciente da energia, especialmente em momentos de maior pressão sobre o sistema elétrico, por causa da escassez da matéria-prima. 

Como economizar energia nos períodos de tarifas mais altas?

A economia de energia é possível com ajustes simples no dia a dia e, principalmente, com a adoção de fontes renováveis. Aqui vão algumas ações práticas:

✅ Troque lâmpadas incandescentes por LED. 

✅ Aproveite a iluminação natural sempre que possível.

✅ Regule a temperatura do ar-condicionado e evite uso prolongado.

✅ Desligue aparelhos da tomada quando não estiverem em uso.

✅ Monitore o consumo por aplicativos ou medidores inteligentes.

E, para quem quer reduzir a dependência das variações tarifárias, vale lembrar que a energia solar compartilhada da (re)energisa é uma alternativa que atende, cada vez mais, as demandas da sociedade e ambientais.

Quer a bandeira vermelha longe da sua casa?

A bandeira vermelha é um alerta: o custo de geração de energia está mais alto, e isso faz com que o consumo consciente seja fundamental para evitar gastos desnecessários. Com pequenas mudanças e a adoção de soluções modernas como a energia solar compartilhada, é possível manter o conforto e reduzir a conta de luz, mesmo em períodos de tarifas mais elevadas.

E a (re)energisa está ao seu lado nessa jornada, oferecendo energia renovável, tecnologia e inovação para você economizar e contribuir para um futuro mais sustentável, independentemente da bandeira tarifária.  

E se você quiser começar a economizar agora mesmo, é só falar com a (re)energisa. Nossas soluções vão desde a Energia Solar Compartilhada até os Serviços de Valor Agregado, sempre com a robustez e a confiança de quem faz parte do Grupo Energisa. Tudo para facilitar a sua transição energética e ajudar você a escapar dos impactos da temida bandeira vermelha..

Até a próxima!  

Conta de luz

Compartilhe essa notícia