Blog da (re)energisa

Como funciona um carro elétrico: entenda a eletrificação e o caminho para a democratização

Descubra como funciona um carro elétrico, desvendando o motor, bateria e recarga. Tire suas dúvidas sobre autonomia, manutenção e entenda o papel da eletrificação na democratização da mobilidade no Brasil.

Publicada em:

 Categoria:

 Consumo

 Região: 

Região: 

Brasil

A mobilidade elétrica já deixou de ser um tema do futuro para se tornar uma realidade cada vez mais presente nas ruas do Brasil e do mundo. Inovadores, sustentáveis e econômicos, os carros elétricos chegaram como uma alternativa eficaz aos veículos que utilizam recursos não renováveis, como petróleo, gás e carvão. Mas você sabe como funciona um carro elétrico? 

Isso porque, neste novembro, a (re)energisa quer que você faça parte dessa revolução: a nova campanha do mês vai sortear um carro elétrico para um cliente sortudo! Mas, antes de participar, que tal entender melhor:

  • Eletrificação como transformação do mundo;
  • Como funciona um carro elétrico;
  • O desafio da democratização do acesso ao carro elétrico;
  • Principais dúvidas sobre o carro elétrico;
  • Como ganhar um carro elétrico com a (re)energisa. 

Como a eletrificação está no setor automobilístico? 

Eletrificação é o processo de substituição do uso de fontes de energia diversas em prol da energia elétrica. No caso de carros e do setor automotivo, por exemplo, é quando ocorre a mudança do uso de combustíveis fósseis por energia elétrica.

Assim, um carro eletrificado será aquele que utiliza um motor elétrico, podendo ser 100% elétrico ou um híbrido, e que conta com o auxílio de uma bateria para reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes. 

Quais são os impactos na indústria?

Com a alta demanda da sociedade pela substituição de modelos poluentes para alternativas mais sustentáveis em diferentes setores, as montadoras têm investido cada vez mais na produção de carros elétricos, bem como na capacitação de profissionais e pesquisa de baterias mais eficientes. 

Setores como o de infraestrutura, geração distribuída e tecnologia estão sendo diretamente impulsionados.

Quais são os tipos de eletrificados?

Apesar de todo o carro elétrico funcionar por meio da eletricidade, nem todo veículo eletrificado será  100% elétrico. Veja abaixo as opções disponíveis hoje no mercado:

  • Plug-in electric: são os carros 100% elétricos;
  • Plug-in hybrid: são os carros híbridos, que funcionam tanto com a eletricidade quanto com o combustível;
  • Hybrid electric: são os carros predominantemente movidos a combustível, mas que também podem funcionar com o uso da energia elétrica.

O coração da tecnologia: como funciona um carro elétrico

Diferentemente dos carros comuns, que são movidos a combustíveis fósseis, os carros elétricos funcionam por meio de uma corrente elétrica. Assim, ao invés de dependerem de um motor que queima combustível, eles utilizam energia elétrica armazenada em baterias para movimentar o veículo. Tal mecanismo, no entanto, depende de quatro componentes básicos:

Bateria

A bateria, que é recarregável, armazena a energia elétrica responsável por movimentar o carro.

Inversor

Outro item fundamental é o inversor, que converte a corrente elétrica contínua da bateria em corrente alternada para alimentar o motor. A bateria de íons de lítio, por sua vez, é o coração do carro: ela armazena a energia e define a autonomia do veículo, ou seja, quantos quilômetros ele pode rodar antes de precisar recarregar.

Motor de indução

O principal componente de um carro elétrico é o motor, responsável por transformar a energia da bateria em movimento. Ele substitui o motor a combustão e é muito mais simples, com menos partes móveis e praticamente sem necessidade de trocas de óleo.

Sistema de recuperação de energia

O carro também conta com o sistema de regeneração, que recupera parte da energia durante as frenagens, realimentando a bateria. O que é um grande diferencial, já que nos carros comuns a energia utilizada para frear é desperdiçada em forma de calor, e nos carros elétricos, essa energia retorna para a bateria, através do sistema de recuperação de energia, como eletricidade.

Ciclo de funcionamento

O ciclo de funcionamento de um carro elétrico é simples e eficiente:

  1. A energia armazenada na bateria é enviada ao motor por meio do inversor.
  2. O motor gera movimento, que é transferido às rodas.
  3. Ao desacelerar ou frear, o sistema regenerativo converte a energia cinética em elétrica, recarregando parcialmente a bateria.

Esse processo garante maior aproveitamento da energia e menor desperdício, resultando em eficiência energética até três vezes superior à de um carro movido à combustão.

O desafio da democratização do carro elétrico no Brasil

Apesar do crescimento no interesse pelos carros elétricos, ainda há muitos desafios para torná-los acessíveis e comuns no Brasil.

Barreira inicial: o preço

No Brasil, o custo inicial de um carro elétrico ainda é mais alto em comparação com os veículos à combustão, principalmente por conta das baterias, que representam cerca de 40% do valor do carro. Apesar disso, os custos de operação e manutenção são bem menores, o que, a longo prazo, torna o investimento vantajoso.

Infraestrutura de recarga

Ter um carro elétrico significa planejar como e onde carregá-lo. A boa notícia é que a infraestrutura de recarga no Brasil está se expandindo rapidamente. Hoje já existem eletropostos públicos em várias capitais e rodovias, que realizam a recarga da bateria em cerca de 40 minutos.

Mas quem pretende ter um carro elétrico precisa pensar em soluções domésticas. A tomada residencial pode carregar a bateria do carro, só que demandaria quase um dia de recarga. No entanto, outra solução é a wallbox, que levaria 4h para deixar a recarga completa. 

Embora a quilometragem que o veículo possa fazer a cada recarga varie de carro para carro, em geral, uma recarga costuma durar cerca de 200 km a 350 km.

Soluções e tendências acessíveis

O avanço da tecnologia tem reduzido custos e aumentado a autonomia dos veículos. Iniciativas de incentivo fiscal, parcerias público-privadas e expansão de pontos de recarga são passos importantes para a democratização. Além disso, o mercado de usados elétricos começa a surgir, tornando o acesso mais viável para um número maior de pessoas.

Principais dúvidas pesquisadas sobre carro elétrico

Com o crescimento da curiosidade sobre o tema, surgem muitas perguntas comuns entre consumidores que estão pensando em migrar para um carro elétrico.

Diferença Elétrico vs. Híbrido

O carro elétrico é 100% movido a energia elétrica, enquanto o híbrido combina motor elétrico e motor a combustão. No caso do híbrido, existem dois tipos que se diferem no modo de funcionamento:

  • Plug-in hybrid: são os carros que funcionam tanto com eletricidade quanto com combustível. Desse modo, caso a energia elétrica acabe, você pode trocar pela gasolina.
  • Hybrid electric: são os carros predominantemente movidos a combustível, mas que também podem funcionar com o uso da energia elétrica. Porém, ao contrário do plug-in hybrid, a sua bateria é recarregada apenas pelo sistema de recuperação de energia e não por uma fonte.

Autonomia

A autonomia depende da capacidade da bateria e do estilo de direção. Hoje, os modelos no Brasil variam entre 250 km e 500 km por carga, o que atende bem à rotina urbana. O uso de carregadores rápidos em rodovias também tem ampliado as possibilidades de viagens longas.

Recarga (recarregar em casa e na rua)

Atualmente, no Brasil, você pode encontrar eletropostos que realizam recargas em cerca de 40 minutos. A outra opção é recarregar a bateria em casa, por meio de uma tomada residencial de 120V a 220V, o que pode durar até 20h, ou comprar um wallbox, um equipamento que realiza a recarga em até 4h.

Bateria vicia?

Não. As baterias de íons de lítio usadas atualmente têm vida útil de 8 a 10 anos e não sofrem com o “efeito memória” que existia nas baterias antigas. Além disso, após o fim da vida útil no carro, elas podem ser reutilizadas em sistemas de armazenamento de energia.

Segurança

Carros elétricos são extremamente seguros. Isso porque o sistema é isolado e protegido contra choques elétricos. Assim, mesmo em dias de chuva forte, alagamentos ou lavagens, o risco de choque é praticamente inexistente.

Manutenção

Por terem menos partes móveis, os carros elétricos exigem menos manutenção. Não há trocas de óleo, velas ou filtros de combustível. O foco é na parte eletrônica, pneus e freios.

Sustentabilidade

Os veículos elétricos reduzem drasticamente as emissões de CO₂, especialmente quando carregados com energia limpa, como a gerada por fontes solares. Além disso, a reciclagem de baterias está em expansão, fechando o ciclo sustentável.

Você pode ganhar o seu carro elétrico com a (re)energisa. Conheça a campanha de novembro

E se você pudesse colocar tudo isso em prática com um carro elétrico novinho na sua garagem? A (re)energisa quer te dar essa chance!

A campanha especial vai sortear um carro elétrico entre os clientes que contratarem a (re)energisa, ou para os clientes que aumentarem o contrato no mesmo período. A promoção é válida para quem se cadastrar entre 10 de novembro de 2025 e 20 de dezembro de 2025. Aproveite!

Prêmio: Sorteio de um carro elétrico + Wallbox + desconto dobrado no primeiro mês (para novos clientes)

Data de contratação e cadastro: 10/11 a 20/12

Data do Sorteio: 08/01/2026

Consulte condições de participação, regulamento completo e certificado de Autorização SPA/MF N.º 03.045765/2025  aqui, na Campanha (re)dobrado

Os carros elétricos representam uma nova era de transporte: mais limpa, eficiente e tecnológica. Embora ainda existam desafios, o movimento rumo à eletrificação é irreversível e promete transformar não só a forma de dirigir, mas também o modo como consumimos e produzimos energia.

Agora que você já sabe como funciona um carro elétrico e os benefícios dele, aproveite a oportunidade e participe da campanha da (re)energisa para ganhar (re)dobrado. Participe, acumule chances e concorra a um carro elétrico. Além de mudar sua forma de dirigir, você ajuda a (re)energizar o planeta!

Até a próxima! 

Energia Solar

Compartilhe essa notícia