Blog da (re)energisa

I-REC: Conheça os benefícios do Certificado de Energia Renovável

O mercado de energia renovável está em alta e a sua empresa pode se beneficiar com isso. Além do planeta, é claro.

Publicada em: 30/11/2023

 Categoria:

 Sustentabilidade

 Região: 

Região: 

Brasil

Nos últimos anos, tivemos um aumento no número de empresas em busca de energia renovável. Para garantir que as usinas fornecedoras estejam dentro dos critérios regulamentares de sustentabilidade, foram criados diversos certificados como o I-REC, International Renewable Energy Certificates Standard. Ou em português: Certificados de Energia Renovável.  

A seguir, vamos conhecer um pouco melhor sobre sua origem e benefícios.

O que é o Certificado de Energia Renovável? 

Para entender como o REC é emitido, primeiro precisamos falar sobre como a energia é distribuída no Brasil. 

Toda energia gerada, de matriz renovável ou não, chega até as empresas e residências através do Sistema Interligado Nacional, o SIN. Contudo, a partir do momento em que a energia entra na rede, não é possível saber a sua origem e é nessa hora que o REC entra em ação. 

Os RECs são emitidos conforme o volume de energia renovável injetado no SIN e servem para rastrear a usina geradora, identificando se ela é sustentável ou não. Dessa forma, 1 REC equivale a 1 Megawatt-hora, ou 1.000 Quilowatt-hora. 

Para ganhar o Certificado de Energia Renovável, a usina precisa passar por 4 critérios: 

  1. A fonte geradora de energia precisa ser solar, eólica, biomassa ou hidroelétrica; 
  2. Estar dentro das exigências regulatórias para funcionar; 
  3. Estar conectada ao SIN; 
  4. Não ter duplicidade na contagem de energia injetada no SIN. 

A empresa ainda pode receber um certificado adicional, o selo REC Brasil, ao trabalhar para o desenvolvimento e crescimento das comunidades vizinhas à usina a partir de ações sustentáveis. 

Quais são os benefícios de obter os RECs? 

As usinas de energia renovável podem vender os RECs para empresas que têm interesse em diminuir seu impacto ambiental, principalmente na redução de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera. Além disso, a certificação I-REC é um meio mais prático de evidenciar os investimentos em sustentabilidade e comprovar a origem da energia utilizada.

É importante também ressaltar que os certificados permitem o cumprimento das metas de sustentabilidade das companhias e geram a melhoria nos indicadores para programas de reporte, como o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e o Carbon Disclosure Program (CDP). 

A (re)energisa pode te ajudar a ter um negócio mais sustentável com a utilização de energia renovável e certificada.

Disponibilizamos para os nossos clientes I-RECs que comprovam a origem da energia limpa consumida pelas empresas.  Cumpra as suas metas de sustentabilidade e adquira essa ferramenta como estratégia de crescimento para o seu negócio. Os nossos especialistas podem te ajudar com esse processo. 

Quer saber como sua empresa pode ter um I-REC?
Entre em contato e nossos especialistas responderão suas dúvidas.

Sustentabilidade, Mercado Livre de Energia, Certificado i-REC

Compartilhe essa notícia

Recomendadas